domingo, 4 de julho de 2010

Banho de São João tradição em Corumbá

Fundada em 1778, Corumbá concentra uma das maiores comunidades do candomblé e umbanda do País. O rio Paraguai que passa à margem direita da cidade inspira e atrai todas as tendências religiosas. Uma das manifestações locais de forte apelo popular é o sacro-profano Banho de São João nas águas do rio, à meia-noite, na passagem de 23 para 24 de junho.
O Banho de São João teve origem na Europa com o costume português do banho-de-rio obrigatório no dia do santo a partir do século 14. Em Corumbá, a tradição nasceu com os árabes por volta de 1882. De acordo com o ritual a imagem do santo é levada em procissão até o Porto Geral, uma das referências históricas da cidade, para o banho que irá renovar as forças de São João e abençoar tudo o que se relaciona com as águas e com o homem.
A escola Consulesa se fez presente nesta festa tradicional levando os alunos do grupo “Pega Fogo” (Grupo de quadrilha bicampeã da escola) juntamente com a equipe técnica-pedagógica. Na visita à bela Corumbá os alunos tomaram um banho de cultura e visitaram vários pontos turísticos, além é claro de muita alegria e diversão.

O CIRCO

Respeitável público, o circo começa em nossos corações! E esse espetáculo não deve acabar nunca! O mundo mágico do circo do Beto Carrero trouxe muita alegria e emoção aos nossos alunos. Hoje tem alegria? Tem sim senhor.
No dia 18/06 os alunos assistiram ao espetáculo circense no mundo mágico de Beto Carrero e se divertiram muito, confiram as fotos.

ARRAIAL NA CAPITAL


Nossa escola participou de um grande concurso de quadrilhas que animou o mês de São João na capital. A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Fundação de Arte e Cultura – FUNDAC promoveu todo o evento. O concurso tem por objetivo resgatar, difundir e incentivar a tradição das danças e festas juninas, valorizando as manifestações culturais.
Com o tema “Tem quadrilha, tem balão, homenagem a São João” o Grupo de quadrilha da nossa escola batizado como “Quadrilha Pega Fogo” conquistou o Bicampeonato. Parabéns ao Professor Claudio coreógrafo do grupo e aos alunos que com muito empenho e dedicação trouxeram mais um título para a vitoriosa Consulesa.


COPA DO MUNDO




A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão e é realizada a cada quatro anos pela FIFA. A Copa do mundo de 2014 será sediada pelo nosso vitorioso Brasil.
A escola Consulesa marcando presença mais uma vez em concursos, está participando do concurso melhor Decoração da Copa, realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Desde o início do campeonato mundial, alunos, professores e equipe técnica estão empenhados com a decoração da escola. No dia 24/06 a comissão julgadora do concurso esteve na escola avaliado o nosso desempenho e o resultado está previsto para julho.
Para a FEICCON de 2010 o tema Copa do Mundo continua presente, a escola está desenvolvendo o Projeto interdisciplinar “O Mundo e a Copa” que visa promover um ambiente de construção e conhecimento contextualizado com a realidade do aluno e do mundo.

PROJETO AVA MARANDU

O projeto Ava Marandu é um projeto cultural, realizado de 1° de janeiro a 30 de junho de 2010, que reuniu atividades voltadas para as questões dos direitos humanos dos Povos Guarani. O foco da iniciativa desse projeto é sensibilizar a população em geral para as gravíssimas violações dos direitos humanos que afligem, com grande repercussão, os Guarani, Kaiowa e Ñandeva de Mato Grosso do Sul. O projeto visa promover a reflexão sobre o confinamento social e cultural que aflige especialmente essas etnias e incidir, por meio da valorização cultural, sobre a autoestima dos jovens.
No dia 11/05 fomos presenteados com a visita do projeto em nossa escola, os alunos vibraram com as apresentações artísticas indígenas.








MOMENTO CÍVICO

Muito se fala, no Brasil, da falta de civismo das crianças e jovens, porém em nossa escola a realidade dos nossos alunos é outra, com o Projeto Momento Cívico os alunos do Pré ao 5º ano participam semanalmente da execução do hino nacional e hino a Campo Grande. O objetivo é despertar amor à Pátria e o respeito pelos Símbolos Nacionais, motivar a valorização cívica, além de fazer com que os estudantes aprendam a cantar o hino. Confira as fotos.


No ar a Rádio Recreio uma programação voltada aos alunos da escola

Notícias do noturno - EJA
Todos os dias na hora do intervalo nossos alunos curtem a Rádio Recreio. Boa música, informações sobre o que vem acontecendo na escola, informações úteis como combate a dengue e outros avisos da comunidade. Cada semana uma turma fica responsável pela programação e organização da rádio. Também temos recadinhos, talentos da escola e alguns alunos com alma de poeta que aproveitam o espaço para declamar suas poesias.

Momento Cívico na escola

Dia Internacional da Mulheres - Parabéns!

Momento especial no Consulesa.

Palestra realizada pelo professor Hélio Arakaki (*).
No dia 12/04 (sábado) a direção da escola proporcionou aos funcionários um momento de reflexão, foi um dia muito especial para todos. O professor Hélio Arakaki apresentou a todos a Biodanza, que é um sistema no qual os movimentos e as cerimônias de encontro, acompanhados de música e canto, induzem “vivências” capazes de modificar o organismo e a existência humana em diversos níveis: imunológico, homeostático, afetivo-motor e existencial.
(*) Hélio Arakaki é professor de Karate, Facilitador de Biodanza e Consultor para o Desenvolvimento dos Potenciais Humanos em Empresas.

Projeto Cidadania - Noturno

Com objetivo de minimizar a evasão escolar no período noturno, professores e equipe técnica criaram o Projeto Cidadania, que tem como foco preparar os jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. São oferecidas todas as sextas-feiras as oficinas de: Português, Matemática, Inglês, Dança, Informática, Artesanato e Formação Profissional. Sendo estas atividades voltadas para a preparação dos educandos para o mercado de trabalho, tornando-os mais ativo, participativo e crítico, proporcionaremos também momentos de lazer associados à cultura buscando assim construir uma escola inclusiva e de qualidade.

Acolhida

Palestra do TRE na escola

Palestra do TRE na escola. Outra metodologia do Projeto " O aluno de hoje é o eleitor responsável de amanhã: O aprendizado começa na escola".