quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Transitar não é brincadeira

Peça Teatral "Transitar não é brincadeira"
Texto de Ivanise Rotta
Direção de Marcelo Picolii
Elenco: Alice Martinez e Isaias Melquesedeck
06/08/08












segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Olimpíadas 2008: Esporte e Educação de Mãos Dadas

No dia 8 de agosto, data oficial da cerimônia de abertura das olimpíadas, a E.M. Consulesa Margarida Maksoud Trad realizou uma festa que simbolizou a cerimônia dos jogos na China.
Esta festa fez parte do projeto “Olimpíadas 2008: Esporte e Educação de Mãos Dadas, idealizado pela professora Christiane Fernandes.O projeto teve seu início no mês de maio e os alunos envolvidos participaram de várias atividades pedagógicas abordando o tema.As atividades foram: “Roda da Informação”, momento em que os alunos praticaram a leitura para conhecer sobre os jogos olímpicos, jogo competitivo “forca”, desta forma auxiliando na construção correta da escrita, jogo do conhecimento na quadra de esportes, utilizado como forma de avaliação, aulas com filmes sobre modalidades esportivas para que conhecessem um pouco mais sobre alguns esportes, passeio ao Circo Nacional da China, onde puderam conhecer um pouco da arte circense dos chineses,elaboração de coreografias de dança, corrida de revezamento com a “tocha olímpica no parque do Sóter, desta forma praticaram um esporte cooperativo entendendo a importância da união para o sucesso de um grupo e na sexta- feira, 8 de agosto aconteceu o grande evento com várias apresentações simbolizando as olimpíadas e foi neste momento que toda a aprendizagem e esforço dos alunos foram valorizados.
A escola recebeu a fanfarra da E.M. Licurgo de Oliveira Bastos, atletas de kung fu, o grupo funk-se de dança de rua, a chegada dos cinco mascotes olímpicos, várias danças como a da China, do Brasil, das ginastas, dos esportes.Enfatizamos o encontro de dois países, China e Brasil, que mesmo tão distantes geograficamente, estão unidos pelo amor ao esporte.
Participaram do projeto as professoras Christiane Fernandes, Ilda, Ana Paula e Cristiane Borges. Como colaboradores o projeto contou com a direção escolar, Márcia Domingues e Tânia Versage, com as professoras Gisele Etchalus, Marlene de Carvalho e Márcia, com as inspetoras de alunos Nilda, Fabiana e Eduarda e com todos os que no dia da festa tornou possível o grande sucesso.



No ar a Rádio Recreio uma programação voltada aos alunos da escola

Notícias do noturno - EJA
Todos os dias na hora do intervalo nossos alunos curtem a Rádio Recreio. Boa música, informações sobre o que vem acontecendo na escola, informações úteis como combate a dengue e outros avisos da comunidade. Cada semana uma turma fica responsável pela programação e organização da rádio. Também temos recadinhos, talentos da escola e alguns alunos com alma de poeta que aproveitam o espaço para declamar suas poesias.

Momento Cívico na escola

Dia Internacional da Mulheres - Parabéns!

Momento especial no Consulesa.

Palestra realizada pelo professor Hélio Arakaki (*).
No dia 12/04 (sábado) a direção da escola proporcionou aos funcionários um momento de reflexão, foi um dia muito especial para todos. O professor Hélio Arakaki apresentou a todos a Biodanza, que é um sistema no qual os movimentos e as cerimônias de encontro, acompanhados de música e canto, induzem “vivências” capazes de modificar o organismo e a existência humana em diversos níveis: imunológico, homeostático, afetivo-motor e existencial.
(*) Hélio Arakaki é professor de Karate, Facilitador de Biodanza e Consultor para o Desenvolvimento dos Potenciais Humanos em Empresas.

Projeto Cidadania - Noturno

Com objetivo de minimizar a evasão escolar no período noturno, professores e equipe técnica criaram o Projeto Cidadania, que tem como foco preparar os jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. São oferecidas todas as sextas-feiras as oficinas de: Português, Matemática, Inglês, Dança, Informática, Artesanato e Formação Profissional. Sendo estas atividades voltadas para a preparação dos educandos para o mercado de trabalho, tornando-os mais ativo, participativo e crítico, proporcionaremos também momentos de lazer associados à cultura buscando assim construir uma escola inclusiva e de qualidade.

Acolhida

Palestra do TRE na escola

Palestra do TRE na escola. Outra metodologia do Projeto " O aluno de hoje é o eleitor responsável de amanhã: O aprendizado começa na escola".